segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Terra na vida





Sempre nos perguntamos sobre a vida na Terra. Como surgiram os seres, plantas, humanos. “De onde veio a vida?”, afinal. Entre infinitos questionamentos, me surgiu um bastante curioso. Qual a influência que a Terra tem em nossas vidas?
Desconsidero aqui fatores vitais de sobrevivência e direciono para os comportamentais. Será que o planeta influencia na regência das atitudes individuais e de grupo?
Pensando além, fazendo comparações ousadas, a Terra dá uma volta nela mesma por uma quantia igualitária de tempo definida pelos humanos como “dia” ou “24 horas”. Assemelha-se à jornada determinada do viver. O ser nasce e morre. A Terra gira de um ponto a outro em determinado período.
A volta em questão pode ser compreendida como aprender com a experiência do já feito e do que precisa ser modificado.
O deslocamento ao redor do Sol, por sua vez, um tempo maior que o homem tem a aprender a viver em sociedade, passando dia a dia pelos mesmos tipos de problemas ou situações – refletidas pelas estações do ano e comparadas aos seus sentimentos.
Rotar é girar em torno de um eixo – centro de um acontecimento –, então o movimento rotacional da terra auxilia o homem a compreender sua existência, já que essa é – ou deveria ser - a pergunta central de qualquer um e, por consequência, o questionamento sobre o  mundo (translação terrestre).

Polandesamente falando: a grandeza do homem se desfaz perante a genialidade do mundo.

2 comentários:

  1. Nós vamos e ela fica, sempre.
    Nós precisamos de marcas, de ciclos, talvez por termos aprendidos com a Terra a marcar o tempo.
    Talvez, daqui a pouco tempo, o tempo vai ser ditado pela internet. Não, esqueça isso.

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente, a Terra tenta harmonizar todos os sistemas que contém, para que continue rodando, de um jeito ou de outro. Mas isso a fim de preservar a própria existência, a qualquer custo - pensemos em desastres naturais "necessários", independentemente da ação do homem. Ou seja, tem um quê de egoísmo aí.

    E são fazemos nós a mesma coisa, por muito menos?

    ResponderExcluir